Durante o clima quente, doenças vasculares aumentam em 30%
Apesar de o verão ser a estação do ano mais esperada, também pode ser a mais difícil para o sistema circulatório. Mãos e pés inchados, pernas cansadas e pesadas, piora nas varizes e o surgimento de problemas linfáticos são alguns sintomas físicos que merecem mais atenção no clima quente. De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), durante o verão, existe um aumento de 30% das doenças vasculares.
O corpo humano trabalha intensamente para combater as altas temperaturas. A circulação cutânea (na pele) é uma das principais responsáveis pela regulação da temperatura do organismo. Durante esse processo, ocorre a dilatação dos vasos sanguíneos da pele e, consequentemente, acarreta a piora de sintomas em pessoas com varizes e doenças linfáticas.
De acordo com o cirurgião vascular e presidente da SBACV- Regional Rio Grande do Norte, Dr. Gutenberg do Amaral Gurgel, as mulheres são as que mais sofrem com problemas vasculares no verão. “Nas mulheres, os hormônios femininos podem acarretar maior exacerbação dos sintomas das doenças vasculares. Uma das maiores queixas nessa estação é o inchaço nas pernas. O calor causa a dilatação dos vasos sanguíneos, e faz com que o fluído escape e se acumule no tecido extravascular, isso é chamado de edema. Edema é apenas outra palavra para inchaço”, explica.
Dentre os fatores que mais causam complicações vasculares no verão estão a desidratação e a pré-existência de doenças associadas à obesidade e ao sobrepeso, como o diabetes e a hipertensão. O especialista orienta que, sempre que possível, seja feito o autoexame para identificar possíveis problemas:
- Apertar a pele a nível do tornozelo ou na perna para ver se ocorre uma depressão mais demorada, consistindo na detecção simples do inchaço, em pacientes com insuficiência venosa crônica;
- Verificar se as unhas dos pés estão quebradiças e a pele ressecada, principalmente nos diabéticos, pode ser uma insuficiência arterial;
- A temperatura também é uma importante aliada na detecção de problemas circulatórios. Em pacientes com insuficiência arterial, pés frios ou gelados podem mostrar a má circulação arterial, em alguns casos graves.
Ao identificar qualquer sinal de má circulação, é muito importante a busca por um angiologista ou cirurgião vascular. Somente a especialidade é capaz de realizar a anamnese e o diagnóstico precisos e, assim, indicar o melhor tratamento. Médicos associados da SBACV têm acesso diferenciado a cursos de aperfeiçoamento profissional, informação técnica, atualização científica e educação continuada. Para mais informações sobre outras doenças vasculares, é só acessar o site www.sbacv.org.br.
A SBACV
A Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) é uma associação sem fins lucrativos, que visa a defender os direitos de seus profissionais, médicos e residentes, especialistas em saúde vascular. Além disso, tem como objetivo incentivá-los à produção científica, aprofundando as pesquisas nas áreas de Angiologia, Cirurgia Vascular e Endovascular, Angiorradiologia e outras modalidades.
A entidade trabalha com uma política alinhada aos valores da AMB (Associação Médica Brasileira) e do CFM (Conselho Federal de Medicina) a fim de conduzir a instituição de maneira ética, sempre valorizando as especialidades médicas em questão. Atualmente, conta com 23 associações regionais espalhadas por todo o Brasil.